27 setembro 2022

vou tomar um chá no jantar em noite de Lua Cheia

olá seu moço, eu sou um leva e traz
aplicador de método dos meu capataz
o que mandar eu tô levando
o que for de buscar eu tô trazendo
e hoje eu vou ser o teu soldado
hoje eu vou ser o teu sargento
infantaria de guerra na luz ou na escuridão
daquilo que sai de dentro da tua testa
ou dos planos incalculáveis da grande Imensidão!

me diga, seu moço, qual é a boa?
me diga, meu capitão, qual é a tarefa?
me diga, meu camarada, qual é a missão?

meu sargento de armas, meu bom companheiro
primeiramente quero agradecer a tua boa disposição
e segundamente lamentar mais essa suja missão
mandamos teu pelotão mais uma vez pra se embrenhar nuns lamaceiros

mas vamos lá, aos corres e finalmentes
pois na Imensidão tudo tem seu tempo e apropriado momento
e a hora é agora

um salve ao meu sargento de armas
saravá a toda sua equipe
vamo simbora, vamo trabalhar

escuta bem meu sargento
que isso aqui pra ti e teus brabo
isso vai ser melzinho na chupeta

a missão é a seguinte...

método da indução, técnica do catalizar
botar lenha na fogueira 
e a brasa que já tiver acesa... ventilar
vamo botar os elemento no fogo e um pouco esperar 
vamo fazer aumentar a pressão
pra depois ouvir o papoco

vamo ajudar a cada um ser mais com força o que cada um é
vamo ajudar essa molecada a tirar as suas máscaras
vamo pegar o brilho e força da Lua Cheia 
e fazer uma maré cheia dentro de cada um
vai haver uma ressaca do mar humano
esse que vai do ventre, ao estômago até o peito
e ajudar a cada um ser do seu próprio tamanho
ajudar a cada um ser muito mais verdadeiro

o que vai se assuceder 
eu vou assistir de camarote 
e de longe tomar um chá
já vou botar minha água no fogo
até ouvir a chaleira piar

o cabra safado vai ser bem safado
o cabra da peste vai ser bem da peste
a flor do agreste vai ser bem agreste
a maria bonita vai ser bem bonita
a mulher macho sim senhor vai ser muito macho sim senhor

o bicho orgulhoso vai ser mais orgulhoso
o bicho nojento vai ser mais nojento
a bicha velha vai ser mais velha
a bicha besta vai ser mais besta
a bicha traiçoeira vai ser muito mais traiçoeira

vai ser uma prova, vai ser um teste
igual em sala de aula
ninguém fala com ninguém
sem direito a consulta
cada macaco no seu galho
cada um com sua própria verdade
e a sua própria dúvida
cada um com sua própria luta
e a sua própria loucura
cada um vai dar o que realmente tem pra oferecer

o que vai se assuceder 
eu vou assistir de camarote 
e de longe tomar um chá
já vou botar minha água no fogo
até ouvir a chaleira piar

o safado vai dar muita safadeza
o peste vai dar muita pestilência
o agreste vai dar muita agrura
a bonita vai dar muita boniteza
a machona vai dar muita macheza sim senhor

o orgulhoso vai bater no peito e levantar a cabeça
e vai querer ser o chefe da mesa

o nojento vai escarrar no prato que comeu 
e morder a mão que o alimentou
e ainda vai vomitar por cima da mesa

a velha vai lembrar de coisa antiga
que tinha sido esquecida 
mas que no tempo dela
fazia parte do dia a dia
e ninguém se tocava nem percebia
que aquilo não prestava

a besta vai ser a maior brabeza
vai falar sério e grave e grosso
como se nunca se viu nessa mesa
e pela primeira vez ela vai deixar de ser besta
e se deixar ser quem ela é 
a besta vai ser ela mesma

a traiçoeira vai envenenar a sobremesa
e oferecer ao chefe e dono da certeza
vai servir de bandeja uma leitoa nova
assada com um lacinho na cabeça
e o safado vai morder com toda a safadeza...

cada um e cada uma vai comer de sua parte
e vai ser essa janta às claras como noite de Lua Cheia
vai ser, sim senhor, o que cada um pode ser
vamos ver, sim senhora, o que eles têm pra oferecer
e a verdade de cada um e de cada uma vai
vai finalmente e para todos vai 
vai e como vai 
vai aparecer

o que vai se assuceder 
eu vou assistir de camarote 
e de longe tomar um chá...
já vou botar minha água no fogo
até ouvir a chaleira piar

e tudo isso vai ser como tiver que ser
mesmo que seja a maior vergonha
mesmo que seja a maior tristeza
mesmo que seja a maior revolta
porque não se faz uma omelete sem quebrar a casca do ovo
não se faz um bom assado sem matar um boi bem novo
o carneiro vai berrar, a ovelha vai dizer mé
e que assim seja
conforme seja o grande cálculo da Imensidão




Nenhum comentário:

Postar um comentário