31 maio 2023

terra a vista pt. 1

solidão impera e o mar é revolto
ondas passam e batem sem dó
o casco é grosso
mas a tripulação balança
destemidos sim
mas não loucos

o silêncio é solícito
solidão impera e o mar se cala
tudo não passa de horizonte
o céu escuro é bússola
brilham a Lua e as estrelas

meu contramestre quebra o silêncio com um suspiro pesado
eu respiro seu desassossego 
e acendo para nós um cigarro
trago minha cabeça de volta pro convés
eu lhe digo então:

uma das coisas que mais me doem é sentir solidão
e cá estamos nós atravessando o oceano
buscando no horizonte um novo lar...
tem mesmo uma casa nos esperando do outro lado?

sim, meu irmão, não temos medo de tentar
não temos medo de falhar
para navegar novos mares é preciso saber voltar 
e saber voltar a ser criança 
mais uma vez

é preciso enfrentar o medo de se sentir patético
e saber qual é a força de se permitir ser tosco
por voltar a ser simples e comer pouco, 
racionar água e deixar de lado o velho conforto
até poder avistar o novo horizonte
e quando avistado
enfrentar um novo medo
pois que pra chegar num novo porto 
é preciso enfrentar o medo de lá pisar
serão eles hostis ou hospitaleiros?
e mesmo se bons senhores são
difícil é também chegar num novo porto e não ser ninguém
difícil é também se habituar ao desassossego de não ser ninguém
só encontra nova casa 
quem recebe o desconforto que é ser forasteiro

e o contramestre grita
terra a vista!

-27.02.23

Nenhum comentário:

Postar um comentário