11 outubro 2022

ritual para o despertar de Narciso

Farol da Solidão tu ilumina e atrai os amantes
mas quanto mais perto de ti chegamos 
mais tu é dos olhos ofuscante
chega
agora quero tua luz em minha nuca
a fazer meu rosto um bloco de sombra
não quero nenhum subordinado a notar meus olhos 
molhados e vermelhos
mesmo que eu ande frio e seco 
ao pensar no que se passou

não quero qualquer brilho em minha face
assim as águas do meu peito 
podem cair da nascente ao convés em segredo
o que se passa aqui passo só
pois o topo de onde mando é alto 
e o ser comandante é um ser solitário

oh Farol apaixonante
eu te vejo de longe no horizonte do passado 
pintado pelas memórias dentro do meu crânio
no meu tronco a maré sobe
e fechados meus olhos te miram marejados 

meu contramestre pergunta:
"meu capitão, o que se passa?"
fecho as comportas da cara e respondo 
com um minuto de silêncio...

a missão fora um sucesso
executada precisamente em noite de Lua Cheia
em terra caçamos e capturamos Eros 
num baú de vidro levamos suas asas
e num alforje de veludo escondemos seu coração de diamante

ele voejava como um beija-flor
pra lá e pra cá caçando os beijantes
montamos arapuca no Farol da dor
dançando alegres como eternos amantes

Eros se aproximou curioso
e um dos encarregados saltou atrás de repente
desceu-lhe a espada na nuca, golpe rápido e silente
de uma arma única que nos fora dada por Afrodite
e todos vimos sua cabecinha assustada rolar pelo chão

cirúrgicos fizemos a cisão das asas
e com uma peixeira extraímos o coração
então abrimos uma fogueira com um óleo dado por Atena
para o corpo sagrado do menino retornar ao Olimpo sublimado
neste sombrio e estratégico ritual de cremação
e então zarpamos de imediato, antes da meia noite

o resultado dessa obra foi rápido e preciso

em um lugar esquecido 
Narciso acordou meio morto e meio vivo
e lá no fundo daquele poço 
pressentiu que seu inimigo 
Eros 
perecera pelas mãos de outrem
e ninguém saberá se lá 
mergulhado em si mesmo
ninguém saberá se Narciso chorou ou se sorriu

o que se viu, porém, em seguida 
foi ele ver o brilho da Lua lá no alto 
e começou a nadar em direção à luz para fora do poço
e daquele buraco sombrio Narciso saiu 
olhou para atrás e da beira olhou novamente o seu reflexo...
só que dessa vez Narciso se enxergou
e viu seu corpo putrefato, despedaçado, cinza e horroroso
Narciso enxergou como não passava de um vivo morto
o rosto torto e inchado 
coberto todo de lama e lodo
pensou em mergulhar e se amar de novo
mas só conseguiu sair correndo
tentando entender quem era

meu imediato pergunta novamente:
"meu comandante, pra onde destinaremos?"

enxuguei as lágrimas e resoluto, respondi:
a missão dada por Atena foi cumprida
Eros foi para o saco
Narciso foi despertado
a aventura foi um sucesso
nosso prêmio foi garantido

agora temos as mais velozes asas
agora nosso coração é quente como um corisco
e agora é voltar pra casa
e deixar pra trás o que foi destruído

Afrodite foi vingada
agora voltamos pra casa
hoje é dia de ir além
 
Afrodite foi vingada
Atena foi reconhecida
não navegamos ao acaso 
agora voltamos pra casa

Atena e Afrodite fizeram as pazes
não navegamos ao acaso 
agora voltamos pra casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário