27 junho 2022

sim, você é a criança mais trouxa da escola

"Mestre, eu acho que sou a criança mais trouxa da escola. Eu cumprimento os outros sem ninguém ter sequer olhado primeiro. Eu digo obrigado sem ninguém ter nunca me agradecido. Eu ajudo sem receber nada de volta, e ainda continuo ajudando. Eu faço favores de graça e nunca cobro de volta nenhum. Ninguém faz por mim o que eu estou disposto. Ninguém se dispõe como eu me coloco. Ninguém me defende como eu os defendo. Ninguém me dá o que eu tanto doo. Eu sou um trouxa, mestre."

sim criança, você sempre foi e continua sendo
a criança mais trouxa da escola
a que não vale nada
a que não vale a pena
a que ninguém leva a sério
nem confia
a que ninguém escolhe pro time
a que ninguém olha
nem se preocupa, nem desconfia
pois tu sempre foi e ainda é
a criança mais trouxa
que sempre fez tudo bonitinho
que entra mudo e sai bem caladinho
que não fede nem cheira
que ninguém presta atenção
nem se lembra direito
a que todo mundo esquece como era o nome

você sempre foi e ainda é
criança
trouxa
sempre tão obediente
sempre tão paciente
suporta a todos e não incomoda ninguém
não dá trabalho e ainda pede desculpas
aguenta sempre calado
e limpa a merda dos outros
como um tosco macaquinho adestrado
dançando em círculos por migalhas

um satelitezinho à deriva girando eterno
em torno do umbigo alheio 
servindo a quem não te serve
agradando a quem não te agrada
agradecendo a quem só te cobra
cobrando dívidas a ti mesmo quando era tu
quem devias receber créditos de outrem
e as dívidas dos outros tu ainda desculpa
de tão trouxa

eu tenho pena de ti, criança, e raiva também
você testa a minha paciência 
e me força a exercitar o meu amor
porque não é fácil cuidar e respeitar uma criaturinha 
tão trouxa, tão frágil e tão boba
por isso não me incomodo quando você quebra a cara
eu até sorrio com essa tua dor

mas saiba que sempre irei, 
mesmo impaciente,
sempre irei te estender a mão e te ajudarei
a sair da lama em que tu se enfia
pois não perco a esperança de que breve chegue o dia
de que você terá acumulado muitas cicatrizes
e se torne terrível
e irreconhecível
e finalmente vire alguém belíssimo
e singelamente memorável

será o dia em que minhas mãos finalmente ficarão livres
pois não precisarei fazer uso delas para te erguer
e sim para te aplaudir
e não te verei mais assim como quem olha de cima
mas meus olhos estarão à mesma altura dos teus
e nós nos olharemos como dois
e dançaremos juntos, as mãos dadas, um abraço
e circularemos pelo espaço
e preencheremos o tempo
com nossa mútua presença
na horizontal 
e você será inesquecível
e nós dois seremos, enfim, um só.




Nenhum comentário:

Postar um comentário