08 março 2023

qual a diferença do vivo pro morto?

a Bíblia proíbe
mas eu falo com os vivos
e os vivos falam comigo

mas eu tô morto e apesar disso eu falo
e se eu falo é porque eu tô vivo
mas se o vivo comigo fala
então o morto só pode tá vivo
porque só um ser vivo pra falar com outro ser vivo

realmente eu nunca vi um cadáver falar
e olha que eu já andei em cemitério
você já?!
e olha que eu já sou bem velho
já por tantos mares eu já andei
não sou Jesus, mas por tantos mares eu já andei
eu aqui comigo eu carrego as minhas andorinhas

e já disseram os cientistas...
que tem uns aí que eu acompanho... 
sim... morto segue cientista
aliás tem uns aí que precisam ser estudados pela NASA

eu não sou astronauta, nem astrólogo
mas eu os estudo
sou apenas um velho marinheiro
e eu sei que a arte de navegar é Ciência, não é magia

canhão tem mãe: Metalurgia
pólvora tem mãe: Química
cartografia tem mãe: Geografia
doença tem mãe: Medicina
mentira tem mãe: Advocacia
é brincadeira... é brincadeira... o que seria do mundo sem os advogados?
na verdade o nome da mãe da mentira é Marketing e Propaganda

toda demanda tem nome, tem pai e tem mãe...
por isso quando os psicólogo te ajuda a tu desemaranhar a tua vida
eles se rebolam e falam: "é tecnologia, não é feitiçaria!"
e nós aqui do outro lado grita: "é tecnologia não, é feitiçaria!"

olha aí a questão da vírgula
tá vendo que até a gramática tem mãe: Linguística

uma vez numa gira um ator veio comigo se consultar
andava muito deprimido e desgostoso com a profissão
não conseguia bons papéis nem ser reconhecido
aí a gente foi conversando e eu fui perguntando da vida dele
mas na consulta ele dava tanta risada 
e me disse "o senhor é muito engraçado"
e eu respondi "e o senhor é muito bonito"
e então, curioso, ele veio me perguntar 
como foi que eu aprendi a fazer piada
que ele era ator e tava pensando em fazer Stand-up 
pra ver se conseguia levantar uma grana
daí eu perguntei pra ele:
"o senhor sabe quem é a mãe da Comédia?"
e ele se iluminou e disse "sei, é a musa grega Talia!"
eu balancei a cabeça em negativo 
e disse "não... é a Fome"
e ele foi-se embora rindo 
não sei se de nervoso ou de alegria

já disse que eu sou velho, mas não disse que eu sou tonto
e eu gosto de saber de um pouco de tudo
porque quando você viaja muito, 
sua carga tem que ser leve,
mas sua bagagem tem que ser muita
e no seu ramo de atuação você precisa saber um tanto

e como eu dizia
de uma coisa que eu aprendi dos psicologistas
falou uma vez o PhD, o sabichão, o Psychologist... 
um desses aí que eu sigo e faço graça
disse ele em uma de suas aulas
que falar é comportamento
comportamento é coisa de organismo vivo
e cadáver não fala, cadáver não tem fisiologia
cadáver é objeto na mesa do cadaverista
daí que nós aqui no Orum
nós que a Bíblia proíbe, mas não nega
os morto, 
a gente só pode ser bicho gente 
como vocês aí no Aiê
porque nós também come, bebe, fuma, ama, odeia e enfeitiça
e ô bicho pra beber é defunto, tudo um bando de cachaceiro
eu já não sei quem bebe mais, se os exu ou os marinheiro
ninguém dispensa uma aguardente da boa
seja no porto daqui, no de Macau ou no de Lisboa

e até onde eu sei é o animal ser humano o único bicho que faz jura
que abre contrato e cobra dívida
é animal que toma as dores, que luta, que abraça, 
que ouve, compreende e aconselha, 
que puxa da orelha e que também brinca
e os morto do lado de cá faz tudo isso
tudo isso e mais um pouco
 
então qual a diferença do vivo pro morto?
pra mim a principal diferença 
é que o vivo tem barriga e tem umbigo
e por dentro um cumprido aparelho digestivo
ou seja
tem baba e mau hálito
come, arrota e peida
depois mija e caga
e se não se limpa
não tem quem aguente
toda mãe sabe bem o que é uma criança com a fralda cheia
e sabe tão bem o amigo que cuidou do amigo que descuidou no marafo em noite de lua cheia

de resto, pra mim, é tudo igual
tudo galho da mesma videira
uns secos e outros com seiva
telhado de telha é telhado
uns com eira, outros com beira, 
e outros tantos que nem eu
sem eira nem beira

pode me chamar de doido
mas não de ignorante
de desbocado
mas não de mal educado
pode me chamar de debochado
mas nunca de desrespeitoso
pode me chamar de palhaço
mas jamais de mentiroso

fica aí o meu recado
fica aí o meu conselho
do seu velho viajado
do Seu Velho Marinheiro

e de quebra ainda ganha
a seguinte melodia

porque vivo pode morrer
morto pode nascer
a diferença é o que você faz 
quando chega a sua vez

porque vivo pode morrer
morto pode nascer
a diferença é o que você faz 
quando chega a sua vez

se é hora de viver
VIVA!
se é hora de morrer!
VIVA!
viva, viva! 
vai chegar a sua vez

se é hora de viver
VIVA!
se é hora de morrer!
VIVA!
viva, viva! 
vai chegar a sua vez

bate a palma da mão, menina
bate a palma da mão, menino
bate a palma da mão
vamo dar aquele giro


#SonsdaVmbrA

Nenhum comentário:

Postar um comentário