16 agosto 2022

me despeço do meu velho irmão cínico

I
vem aqui seu cretino
eu falo contigo
chegou o teu dia
acabou-se faz muito tempo minha paciência
essa preciosidade que eu nem sabia que tinha
essa pérola que eu te dei só pra tu cagar em cima
agora aguenta caladinho seu macho menino
vou te dizer uma coisa

chegou o dia de receber a paga de ser o rei da porra toda
e tu vai sofrer moleque medroso
vai sofrer porque vai sofrer as consequências
vai sofrer porque vão emergir as evidências
vai sofrer porque vai receber de volta o que deu
vai sofrer pois vai colher o que enfiou na terra
vai sofrer porque as cagadas que fez adubou o caminho por onde passou

e as tuas semeaduras irão frutificar frutas muito amargas
porque foram regadas com 10.000 lágrimas de vergonha e mágoa
vai sofrer porque esse é o movimento natural das coisas
e vai sofrer sozinho...
vai sofrer sozinho...
sozinho...
porque não soube cuidar de nenhum amigo...
e vai sofrer...
vai sofrer sozinho...
sozinho...

e eu só espero que tenha a força de resistir ao impulso crítico
e tu suporte o teu próprio peso e não desista
e aprenda a principal coisa que o fundo do poço ensina


II

uma coisa é certa
tu vai se acabar
por ti mesmo
doente de si mesmo
viciado nas tuas mesmíssimas mesmidades
egoísticas
de quem passou
todo o tempo do tempo do todo
num eterno retorno
na dança da cobra que engole a própria calda
em constante metamorfose...
mas só da capa!

você pregava que assim de nós se alimentava
todo o tempo o tempo todo
para poder nos libertar
libertar... de quem? se era tu o predador
se nos teus volteios de palavras tu não passava
da besta tóxica e insaciável de almas
que de tanto devorar só crescia
e nem em si mesma não mais cabia

mas come sim fera, incha
irá chegar o dia que tu vai se autodestruir 
implodida pelas tuas mentiras

III
ah a ironia da existência...
a eterna ironia de quem detesta é retornar sempre ao que tanto despreza...

a ironia das espirais do espaço-tempo me retornará a ser eu quem vai ter que te buscar...
e lá irei eu queimando uma chama negra de revolta
mas resoluta no meu compromisso com a Imensidão
de engolir o meu orgulho pra te dar a mão
está escrito
o que vou dizer agora acontece, aconteceu, acontecerá
isso hoje, isso ontem, isso amanhã:

te olhar a cara inchada e te estender minha mão calejada
e como dói sentir em mim tão aversivo toque...
nojo de pegar nesse bosta coitado que agora não tem ninguém

e eu te puxar apontando uma rota para fora
eu te tirar do fundo do poço que tu mesmo cavou
eu xingando e reclamando de tão imundo trabalho
pelo simples fato de mais uma vez estar perto de ti

e eu a detestar ser a última face que tu viu ao vislumbrar as sombras lá de baixo
logo a minha face toda feita de breu e mágoa
a refletir tudo aquilo que tu sempre se recusou a ver

mas me resigno e mesmo te amaldiçoando te levanto
pois eu sei que sou uma ínfima ferramenta na Imensidão...
sou um espelho preto e todo rachado
refletindo tudo aquilo que você, seu velho egoísta e ingrato
que se acha demais todo cheio dos direitos
só porque nasceu com um caralho pra fora no meio das pernas
grande merda
moleque menino machinho mimado
que esconde a cara de medo por trás da barba
que não aguenta ficar uma noite no escuro sozinho

sou o espelho preto que tu não quis ver os riscos que fez
e então se esqueceu, mas que continuam lá
eu vou te falar:
as marcas que tu deixou em mim e em todas nós
tu diz que é problema nosso
sempre arrotou esse ditado como se fosse uma lei da natureza e não tivesse sido inventada:
"o que importa antes de tudo não é o que fizeram com você, mas o que você vai fazer com o que fizeram com você"

o velho que amava dizer isso era um safado que não se importava com nada
se não com o cafezinho que ia ser servido pela sua escravizada
e ele pra não sentir a culpa da mágoa
jogou toda a carga nas costas da desgraçada
como se ele nunca tivesse feito nada
um cínico filho da puta tão fraco que não aguenta sentir a vergonha
das suas próprias cagadas
eu te pergunto seu moleque:
O QUE É QUE VOCÊ VAI FAZER COM O QUE VOCÊ FEZ COM TODAS NÓS?
O QUE É QUE VOCÊ VAI FAZER COM O QUE NÓS VAMOS FAZER CONTIGO?

mas tudo isso acaba sendo muito engraçado...

às vezes eu acho que o poço fundo onde tu foi cair acabou sendo o teu refúgio...
tu não tropeçou e caiu... tu se jogou desesperado, despreparado
SEM SABER O QUE FAZER COM O QUE VOCÊ MESMO FEZ CONSIGO!
essa toca escura e solitária não passou de um esconderijo...

eu sempre soube que a nossa Luz é o teu pior veneno...
na luz eu e você enxergamos essa tua cara desgastada
toda cheia de rugas e de terrores infantis...


IV
vem... vem cá seu desgraçado, infeliz, seu lixo...
vem... pega minha mão, o caminho é por ali...
o monturo que vamos chamar de casa é menos pior do que esse poço solitário...
pelo menos no lixão há outros porcos como você...
pelo menos lá tu estará em companhia de semelhantes

agora vai embora! vai... vai comer carniça e restos seu cuzão!
te junta aos teus nessa montanha de porcaria onde tu aprendeu a escalar e caminhar!
te alimenta de sobras...
nutre esse teu buxo inchado minimamente...

chegará o dia então do teu renascer...
será quando tu irá se lembrar do que tu fez
e vai se questionar o por quê de tamanha estupidez

nesse dia eu espero estar bem longe
muito longe
tão longe
eu já tão distante num belo horizonte
que não vai fazer o menor sentido eu olhar para trás
tu não será nem mesmo um pontinho turvo na paisagem
nem isso, nem nada
tu será uma pedra que eu esqueci na estrada
tu perderá o sentido, não irá ser porcaria nenhuma
um espirro que dei, uma tosse qualquer
uma dor de barriga que me ensinou sobre o que tenho alergia


V
hoje eu tenho a alegria da passagem
do passado passado
do futuro construído
do presente contínuo e amado

cruzei 10.000 encruzilhadas
dobrei 40.000 esquinas
atravessei 160.000 margens
fazendo aquilo que faço de melhor
que é buscar de volta os perdidos como você
que eu já nem lembro mais o nome
que já relevo por tudo que fizeste
pois no final, agora, ser tão irrelevante

saiba de um fato:
quando chegar teu dia de precisar de mim e me buscar
estarei tão ocupada e tão bem ocupada e preenchida
que tu receberá minha dispensa por um mensageiro

e tudo isso aqui narrado
é
já foi, vai ser, já havia sido
tudo isso
assim seja
porque de você já chega
de você já estou, já fui e já estarei mais do que enjoada
e lembra:
tudo no cosmos morre
inclusive eu e você

Nenhum comentário:

Postar um comentário